Competências ENEM 2019

Fonte da Imagem Brasil Escola 


A Prova ENEM 2019 está dividida em 5 (cinco ) Competências que vão avaliar o domínio da escrita formal da língua portuguesa, compreensão do tema proposto e aplicação de conceitos, capacidade de argumentação do aluno em relação ao domínio da escrita, organizando e interpretando informações, conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para uma boa redação dissertativa, bem como a elaboração da proposta da redação.

O tipo textual de Redação Dissertativa é a melhor opção para as redações que devem fazer críticas e apresentar argumentos, a Redação Dissertativa é obrigatória na Prova ENEM desde sua criação, isto porque a redação dissertativa prevê uma estrutura capaz de apresentar o tema, desenvolver e concluir de forma clara e concisa. O Tipo textual de Redação Dissertativa também é utilizado por mestres e doutores na elaboração de teses e conclusões do trabalho, na prova ENEM não existe a necessidade de escrever um longo texto, o texto da prova deve ter no máximo 15 (quinze) linhas e no mínimo 7 (sete) para ser avaliado.

Na estrutura da Redação Dissertativa a conclusão é o último item a ser apresentado, deve apresentar elementos considerados essenciais para os examinadores da prova agente, modo ou meio, efeito e detalhamento, desta maneira a redação deve apresentar uma proposta interventiva que pode ser por exemplo a criação de leis mais rígidas para combater o crime organizado, deste modo dizer porque esta ação é considera pelo autor da redação, como deve ser executada a ação, o detalhamento do último parágrafo e da ação proposta pode resultar em bons pontos extras para a redação.

Agora vamos conhece as 5 (cinco) competências que serão avaliadas na proposta de redação da prova ENEM 2019:


Competência I - Demonstrar Domínio da Modalidade de Escrita Formal da Língua Portuguesa 

Na Competência I será avaliado 3 (três) tipos de desvios : Desvios Gramaticais, Convenções da Escrita e de Escolha de Registro, os desvios de escolha de registro estão relacionados a escrita das palavras que podem ter erro de grafia relacionados a ortografia uso do S ou Ç, erro de confusão de palavras semelhantes foneticamente e outros, somente serão descontados 1 (um) ponto para a palavra que for escrita incorretamente mais de uma vez na redação.

Os Desvios Gramaticais são aqueles que consideram pontuação e uso do parágrafo, citações colocadas de maneira correta em relação a estrutura da Redação Dissertativa, ponto final e início com letra maiúscula, são chamadas de Convenções da Escrita, as redações com poucos desvios devem ser avaliadas com nota 4 (quatro), admitidos no máximo 3 (três) desvios,  na Competência I, já as redações que apresentarem excelente domínio da escrita formal devem ser avaliados com nota 5 (cinco), é admitido apenas 1 (um) desvio para as redações com nota 5 (cinco), e em casos excepcionais a ser considerados pela equipe examinadora poderão ser admitidos 2 (dois desvios).


Competência II- Compreender a Proposta da Redação e Aplicar Conceitos da Redação Dissertativa

Nesta competência será avaliada a estrutura da redação dissertativa, que deve ter 3 (três ) parágrafos, resultando em um primeiro parágrafo de introdução do tema, segundo desenvolvimento, e um ou dois parágrafos de conclusão que devem ser os últimos parágrafos.

As redações com apenas um parágrafo também podem ser avaliadas, mas não receberão nota 3(três), 4 (quatro) e 5 (cinco), para as redações com um ou dois parágrafos é considerado o bom desenvolvimento do texto nesta competência é dada nota máxima 2 (dois) para redações que fizerem proposições e 1 (um) para as redações que apresentarem domínio insuficiente.

Também é avaliada as cópias integrais dos textos motivadores, uma redação que apresentar uma estrutura correta de parágrafos mas recorrer a um trecho ou parágrafo dos textos motivadores terá o trecho copiado cancelado e avaliado apenas os trechos de autoria, a cópia constante pode colocar a redação no nível 2(dois) com apresentação de apenas 1(um) ou 2(dois) parágrafos de autoria.

Devo dizer que os textos motivacionais devem ser utilizados, porém a redação deve estar 100 %(cem por cento) autentica, os parágrafos devem ser apresentados com a escolha de palavras do autor, sem cópias integrais.


Competência III-  Selecionar, Relacionar Ideias e Interpretar Informações

Nesta competência é avaliada a Fuga ao Tema, muitos alunos que vão fazer a prova ENEM 2019 já devem ter ouvido falar disso durante a sua trajetória escolar "Fuga ao Tema", na prova ENEM são dados textos motivadores além do enunciado da prova que contém muitas informações para serem utilizadas na elaboração da redação, os alunos devem estar atentos ao enunciado para manter uma ideia coerente em relação a proposta do enunciado.

Os textos motivacionais podem ser utilizados, são apresentados 3 (três) ou 4(quatro) textos motivacionais que podem ter diferentes gêneros por exemplo um dos textos motivacionais pode ser uma notícia e o outro um texto científico com apresentação de gráficos e estudos sobre o tema da prova, muitos professores recomendam que os alunos sigam a ideia de um ou outro texto motivacional, isso porque se o aluno seguir uma explicação relacionada por exemplo a criação da pesquisa e estruturação dos gráficos apresentada pode decorrer no erro de "Fuga ao Tema", além disso a cópia de muitos trechos motivacionais pode anular boa parte da prova.


Competência IV- Demonstrar Conhecimentos de Mecanismos Linguísticos Necessários Para Argumentação 

  São avaliados dois itens importantes para a elaboração da prova na Competência IV, a presença de Repertório e Recursos Coesivos, desta maneira a Presença de Repertório corresponde ao conhecimento do aluno sobre o tema fatos e ideias que são discutidos durante a elaboração da redação, a presença dos recursos coesivos é um fator natural quanto a escrita e identifica a autoria do conteúdo, são contados elementos principalmente conectivos utilizados na elaboração do conteúdo.

O Porque na apresentação da conclusão e proposta de intervenção é fundamental e pode ser considerado como ponto garantido na Competência IV e também Competência V, quando será avaliado o último parágrafo, para atribuição de notas nesta competência pode ser contados literalmente a presença de conectivos ou os chamados elementos coesivos atribuindo nota referente ao número de elementos coesivos encontrados entre os parágrafos e no início da paragrafação, por exemplo:

Início do Parágrafo: Tal qual a legislação brasileira preocupa-se com as leis de trânsito, é necessária a criação de leis para o mundo digital, onde as informações são veiculadas de maneira rápida e com grande impacto em toda a sociedade brasileira. 

Entre os Parágrafos: As situações de notícias fake são inúmeras nas principais rede sociais sem que haja um controle relacionado a veiculação de notícias, mas os usuários devem estar atentos para que não sejam veiculadas notícias falsas e denunciar as notícias para que haja controle das informações veiculadas.


Competência V- Elaborar Proposta de Intervenção para o Problema Abordado com Respeitos aos Direitos Humanos

Os candidatos que fizerem apenas a conclusão do parágrafo não terão nota máxima nesta competência, uma vez que a proposta da redação deve estar estruturada em um Texto Dissertativo, onde são apresentadas ideias que vão direcionar a uma conclusão com coesão e clareza da proposta do autor da redação.

Para a avaliação da Competência IV são utilizados exatamente 5(cinco) elementos que na medida que aparecem dentro do último parágrafo resultam na nota 4 (quatro), são eles: Agente (quem executa); Modo/ Meio (como executar); Efeito (para que executar) e Detalhamento das Ações.

As redações que apresentam em sua conclusão um início de parágrafo o conectivo "Porque" tem apresentado boas notas na Redação ENEM de anos anteriores, isso porque quando a palavra "Porque" já precede de um agente que deve executar, seguindo a  sequência dos elementos desejados para a Redação ENEM. Veja o exemplo:

Exemplo de Conclusão: Porque as redes sociais devem ser utilizadas de maneira responsável, se todos os usuários fizerem a sua parte denunciando as informações falsas que não são verdadeiras as comunidades serão cada vez mais um lugar seguro para pesquisas e compartilhamento de ideias.
 
  1. Ação Interventiva: Utilizar de Maneira Responsável.
  2. Agente: Usuários da Internet.
  3. Execução: Denunciar Informações Falsas.
  4. Efeito: Para tornar as comunidades um lugar seguro de pesquisas e compartilhamento de ideias.






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