Que direção seguir, e como fazer a melhor escolha de curso no sistema SISUTEC?


A partir do dia 22 de janeiro deste ano de 2019 todos os jovens que prestaram a prova ENEM poderão participar de um processo seletivo que dever ser realizado através do SISU , Sistema de Informação ou Plataforma que foi criada para que todas as Universidades possam ofertar vagas de bolsa de estudos utilizando critério de escolha a nota do ENEM.

Apesar da frase escrita acima parecer um pouco assustadora, afinal nem todos tiveram uma avaliação excelente no ENEM, a história é bem mais simples o SISU foi criado para que o estado ofereça bolsas de estudos em instituições particulares através do PROUNI, o objetivo do estado ao criar o PROUNI é que todos os brasileiros tenham oportunidade de cursar uma faculdade, desta maneira melhorar a qualificação dos cidadãos, condições e salário além de aumentar o nível de escolaridade.

O PROUNI tem sido uma excelente oportunidade para os cidadãos brasileiros de diversas classes sociais que tem oportunidade de fazer uma faculdade através de bolsa de estudos integrais, além do PROUNI também foi criado o PRONATEC que oferece aos participantes do ENEM a oportunidade de ingressarem em curso de formação técnica subsequenciais, outra oportunidade de preparação para carreira e trabalho que era privilégio de poucos e agora tornou-se uma escolha.


Como fazer a melhor escolha?

Desde pequena sou fissurada em escolher profissões, sempre gostei muito do assunto, quem me conhece sabe que não posso ver uma criança indo bem em alguma coisa que logo acho que ela leva jeito para uma profissão, por exemplo os artistas mirins são simpáticos, gostam e são familiarizados com as câmeras e não vejo nada de errado em incentivar a profissão de artista mirinas e outras.

Já fui muito criticada por isso mas algumas crianças compram minha ideia e acabam pensando é mesmo acho que sou bom nisso, acho que não tem problema nenhum a criança desde pequena ser incentivada a fazer alguma coisa, aquela velha pergunta: "O que você vai ser quando crescer ?" deve estar presente quando ao escolher um curso no SISU, e pode ser substituída por : " O que eu queria ser quando era criança?".

A nossa criança diz muito sobre nós, e fazer o que gosta é a melhor maneira de ser bem sucedido na profissão e principalmente não desistir do curso, a outra questão relacionada é a nota do ENEM que pode não ser a melhor mas é a sua nota e não deve ser motivo para desistir de participar do processo de seleção de bolsas de estudo e continuar estudando.


Qual a importância da nota do ENEM ?

A nota do ENEM é muito importante na escolha, através do sistema SISU é possível verificar a nota de corte dos cursos, por isso se a nota não estiver adequada ao curso que escolheu dificilmente você conseguirá ingressar na faculdade este ano, isso é novamente assustador não acha?

Pode parecer assustador mas dependendo de como é feita a escolha, pensar no que gostaria de ser quando crescer é muito saudável, mas também pode ser uma maneira de chegar a uma área específica que deseja explora, se decidir cursar medicina por exemplo deve ter consciência de que um longo caminha deve ser percorrido até chegar a conquistar uma bolsa integral, e provavelmente não será na primeira prova que este sonho deve ser alcançado.

O autoconhecimento deve sempre protagonizar as nossas escolhas, por isso a nota que pode ser boa, muito boa ou excelente diz muito sobre nós e é sem dúvida uma pista do caminho que deve ser seguido, os cursos tecnológicos de nível superior oferece oportunidades para quem gosta de moda, artes, área financeira e administrativa com notas de corte alcançáveis.

Se deseja ingressar em uma universidade ainda este ano, a melhor maneira é conhecer a sua nota e a nota de corte dos cursos, dê uma olhada naqueles cursos  com notas de corte alcançáveis quem sabe você não gosta de um destes cursos ou até mesmo seja um curso compatível com a profissão que queria seguir quando era criança.


Autoconhecimento é importante na hora de escolher?

Sem dúvida o autoconhecimento é muito importante na hora de fazer uma escolha, que deve estar sempre associada a busca da felicidade, por isso muitas vezes o desejo de fazer um curso superior está baseado na escolha de uma profissão e ingresso na vida adulta, muitos jovens acham que não precisam cursar uma faculdade porque querem entrar no mercado de trabalho de outro lado existem jovens que pensam que é necessário um esforço fenomenal ou a escolha de determinado curso é determinante para a felicidade e sucesso na carreira.

As duas maneiras de pensar estão corretas e talvez o jovem menos ambicioso que não precisa de muito esforço seja um auxilio para o jovem que acha que seguir determinada carreira é determinante para sua felicidade, o que faz o primeiro jovem ultrapassar o segundo que é mais dedicado é muitas vezes a escolha mais rápida por um curso com nota de corte acessível ou a escolha por uma universidade próxima a sua casa.

Por outro lado o jovem mais esforçado tem maior conhecimento sobre o mercado de trabalho, carreiras e profissão que deseja seguir, tudo isso sem dúvida pode auxiliar na escolha do curso no Sistema SISU, ou opção por esperar mais um pouco e optar pelo PRONATEC.


Empreendedorismo , Curso Subsequencial ou Faculdade,
 Como fazer a melhor escolha para a vida adulta?

Para fazer a melhor escolha o candidato deve ter como base seus desejos, expectativas e modo de vida, a principal questão que deve ser respondida é se está feliz com o modo de vida que se apresenta, lugar onde mora e ofertas de cursos próxima a sua residência, se sim o próximo passo é fazer a melhor escolha para a vida adulta.

Nas proximidades de muitas áreas rurais existe cursos oferecidos pelas instituições "S" SESI e SENAC que correspondem a diversidade de cada localidade abrangendo áreas e profissões relacionadas a agricultura, indústria e também ao setor têxtil, para quem quer ser empreendedor uma faculdade também pode ser uma boa opção por exemplo a faculdade de moda oferece a oportunidade de conhecimento sobre confecção e customização de roupas, quem faz faculdade de moda pode trabalhar com ateliê próprio, confecção ou loja.

As áreas administrativas são as que oferece mais oportunidades de trabalho, existe curso de Gestão Hospitalar para quem deseja ingressar neste curso é necessário uma nota de corte que gira em torno de 30% (trinta por cento) de acertos, é um curso para quem tem paciência e aptidão de trabalhar com rotinas hospitalares, apesar de estar relacionado a área administrativa o profissional de Gestão Hospitalar deve lidar constantemente com rotinas hospitalares, agenda de médicos e pacientes.

Já o curso de Tecnologia do Nível Superior da Área de Gestão de Recursos Humanos é indicado para aquelas pessoas que gostam de pessoas, lembrando que as atividades do Setor de Recursos Humanos também são exercidas por psicólogos e psicopedagogos, isso porque o setor necessita de profissionais capazes de compreender e atender os funcionários, suprindo necessidades de cada um, apesar da maioria das vagas na área estar relacionada a funções administrativa o Profissional de Recursos Humanos também participa de avaliação de funcionários e entrevistas de contratação, atividades exercidas junto com Psicólogos e Psicopedagogos.


Quando era criança queria ser medica, mas minha nota é muito baixa o que eu faço?

Os sábios sempre dizem que não devemos abandonar nossa criança interior, eu penso da mesma maneira afinal ela diz muito sobre nós, algumas pessoas nascem com uma missão e conscientes de que um longo caminho deve ser percorrido para concluir aquilo que deve ser resgatado, já outras sentem que estão vivendo no lugar certo na cidade ou bairro que desejam estar e da mesma maneira devem cumprir uma missão.

A melhor maneira de decidir qual o caminho que deve ser percorrido é saber porque na infância a profissão de médica te atraia tanto? Conversar ou lembrar se os pais e familiares compartilhavam da mesma opinião sobre sua aptidão para medicina e então escolher o melhor curso. Quando uma pessoa que necessita de cuidados se apresenta para uma criança pode ser um sinal de que aquela criança tem aptidão para exercer determinada atividade como por exemplo médico, cuidador, enfermeiro ou mesmo trabalhar na área administrativa de um hospital. 

Já aquelas crianças que sentem-se familiarizadas com bonecas que possuem instrumentos utilizados na área da medicina, gostam de aplicar injeção, estão sempre atentas aos próprios medicamentos para que servem, conhecem sintomas de virose e gripe, também tem aptidão para área médica que está mais relacionada ao fazer por isso podem fazer Curso Subsequencial de Enfermagem através de bolsa de estudo do PRONATEC , participando do processo seletivo e obtendo nota de corte necessária, além do Curso Subsequencial pode ser realizados outros cursos para trabalhar com Enfermagem Obstetrícia, Realização de Exames e Instrumentação Cirúrgica.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre algumas profissões, faça uma reflexão sobre as coisas que gostaria de fazer no futuro e participe do processo seletivo SISU!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e, em breve, terei o prazer de retornar a você!