Sociedade do Conhecimento x Sociedade da Informação




A Sociedade do Conhecimento versus Sociedade da Informação é uma teoria desenvolvida por Fritz Machulp no ano de 1.993, diz sobre a importância do conhecimento na sociedade em que vivemos atualmente, desta maneira conhecer é importante para conseguir trabalho e desenvolver projetos, porém é necessário se atentar para o momento em que vivemos onde a informação é corriqueira e sujeita a conteúdo falsos que podem prejudicar quem recebe informação.

Se por um lado a teoria da Sociedade da Informação é completa de outro informação versus conhecimento implica na capacidade de receber conteúdos verdadeiramente eficazes que representam o conhecimento, a educação torna-se fundamental para que possamos julgar a informação que recebemos em um universo de uma infinidade de conteúdos.


Como a sociedade da informação afeta a economia?

A Sociedade da Informação está relacionada ao uso dos computadores e informática, ela afeta a economia de diversas maneiras, quem tem a informação consegue melhores trabalhos e melhores empregos, a globalização diminui as fronteiras mais pessoas recebem a informação e por isso a educação é cada vez mais acessível.

Um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas observou que a tecnologia é responsável pela diminuição do analfabetismo no Brasil, isso acontece de maneira surpreendente, tendo início com o Tele Curso 2000 que exibia teleaulas na T.V aberta, além disso os computadores e cursos a distância representam novas perspectivas para o universo do trabalho e emprego.


Quais os aspectos ruins que podem ser considerados na sociedade da informação? 

Um aspecto muito ruim que é atribuído a Sociedade da Informação é o da exclusão, desta maneira a teoria da Sociedade da Informação e Globalização é a principal responsável por projetos pedagógicos que incluem a necessidade de informatização do ambiente escolar, com presença de computadores e laboratórios de informática.

A Sociedade da Informação está cada vez mais competitiva provocando desigualdade social, é necessário que as classes menos favorecidas tenham acesso a informação, para que isto não ocorra, com a era digital um grande número de pessoas tiveram acesso a informação e ao uso da internet porém a presença da desigualdade social em países emergentes como o Brasil ainda é um indicador de que existem a necessidade de mudança para que a globalização seja uma realidade de todos.


Quando a informação tem valor ?

A informação é valiosa quando representa conhecimento e verdade, informações falsas podem ser extremamente prejudiciais para a imagem das pessoas em um ambiente em rede, o conhecimento verdadeiro é cada vez mais necessário para a globalização.

Do ponto de vista das ciências e educação é necessário considerar tudo o que nossos antepassados já adquiriram de conhecimento, os saberes consolidados dos diversos tipos de ciências filosofia, a língua falada português, inglês, espanhol, matemática, geografia, biologia, todas as matérias escolares representam conhecimento consolidado.

O conhecimento portanto é aquilo que fazemos com a informação, além do conhecimento consolidado das ciências, existe o conhecimento relacionado as mídias, um exemplo que explica muito bem o que é conhecimento é a informação transformada em notícia, o jornalista se utiliza da informação a qual tem acesso e aquilo que é pertinente e verdadeiro é transformado em notícia.

Sobre o ponto de vista dos objetos de aprendizagem, um professor possui conhecimento consolidado da informação, é muito provável que ao utilizar este conhecimento na criação de objetos de aprendizagem bons trabalhos e objetos surgirão para contribuir com ambientes de aprendizagem cada vez mais ricos em conteúdos.


Conclusões

Durante toda a década de 90 (noventa) a Sociedade da Informação e o Conhecimento necessário era o da informática, nasci durante este turbilhão de acontecimentos e aos poucos aprendi a compreender que a informação ou conhecimento devia ir além do universo da informática, me faltavam palavras para explicar, o que muitos já tentavam fazer a relação do conhecimento com a informação. 

Uma infinidade de conteúdos são divulgados nas mídias todos os dias, acontecendo a avalanche de informação, durante a era digital alguns movimentos buscavam conter a informação buscando maior qualidade de vida para as pessoas, estimulando o bem estar e a produtividade, porém é durante a era digital que surgem as fake news, cada vez mais frequente no ambiente da internet brasileira. 

Hoje acordei com uma questão na cabeça; A sociedade da informação é a mesma da sociedade do conhecimento? Busquei alguns textos na internet e abri a Wikipédia que considero segura, vi também uma notícia que faz a comparação "Sociedade da Informação e Sociedade do Conhecimento" sobre uma perspectiva de que se trata de uma sociedade que recebe informação constantemente, já havia visto "A Sociedade da Informação" sobre este contexto algumas vezes em diversos lugares e pra mim a primeira vista soa como uma comparação, apesar de que conhecimento e informação serem sinônimos existe um contexto que separa informação correta que representa conhecimento e informação falsa que é aquelo que não merce ser difundido e compartilhado.


Sociedade da Informação Versus Sociedade do Conhecimento

A Sociedade da Informação é a sociedade da avalanche de informação onde existem diversos tipos de notícias, informação o conhecimento é aquilo que sabemos, citei o conhecimento escolar, mas também pode ser uma notícia, o conhecimento sobre o universo dos famosos, e principalmente o conhecimento sobre conteúdos de informática que se fazem necessários para o acesso da informação.

Não podemos viver na Sociedade da Informação sem conhecimento, da mesma maneira para ser livre na sociedade da informação e em qualquer outro meio, é necessário produzir, participar e para isso o conhecimento consolidado é extremamente importante, a informação é necessária para consolidação do conhecimento, que representa interiorização do conteúdo, escrita e produção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e, em breve, terei o prazer de retornar a você!