Teorias Importantes da Educação no Século XXI



Quando penso em educação no século XXI, imagino um monte de computadores e salas totalmente interativas, esta era minha perspectiva de uma educação de qualidade para o novo século, e acho que a de muitos pais que viveram durante a década de 1.990 onde a informática era a solução de muitos problemas e uma necessidade em pauta em diversas discussões do ambiente escolar, uma necessidade que não foi superada até hoje. 

Mas, desde a década de 90 já existiam algumas linhas de pensamentos que apontavam para a necessidade da humanização em um universo cada vez mais interativo, Augusto Cury com o livro "Pais Brilhantes Professores Fascinantes" e Paulo Freire com a Teoria do Construtivismo, que  é parte do Projeto Pedagógico do estado diz sobre a importância da educação para que se construa o conhecimento. 

Durante o meu curso de Pedagogia aprendi sobre a teoria das Inteligências Múltiplas, que considero também fundamental para a perspectiva de educação do novo milênio, neste artigo devo falar um pouco sobre diversos aspectos que considero importantes para a educação do novo milênio, utilizando como subtitulo a alguns autores e minhas experiências pedagógicas. 



Pais Brilhantes Professores Fascinantes- Compreender o Erro

Pais Brilhantes Professores Fascinantes foi um livro lançado por Augusto Cury, com conteúdo bastante recente, na verdade ontem publiquei um banner onde falava sobre o pensamento positivo e a necessidade de compreender as crianças quando erram, e conversei com a minha mãe sobre isso, me recordando de alguns momentos da minha infância, e pensei em escrever um artigo sobre tudo o que acho importante na educação do futuro. 

Escolhi Augusto Cury para poder falar sobre o aspecto do pensamento positivo e necessidade de compreensão do erro, nesta obra o autor tem um discurso que se coloca ao lado dos pais iniciando o texto com a frase "Todos nós queremos acertar, pais e professores estão unidos em um único objetivo de tornar a criança um adulto capaz". 

Na obra Pais Brilhante Professores Fascinantes Augusto Cury também fala sobre a Sociedade da Informação, e a constante necessidade das crianças em receber informação de diversas mídias, mas o aspecto mais presente neste livro é a necessidade de compreensão da criança como um ser dotado de capacidade de compreender o erro. 

Desta maneira o autor nega o autoritarismo levando os pais e responsáveis a entender a necessidade do bem estar emocional de seus filhos e de sua própria capacidade de compreender limites para que possa ser estabelecido um diálogo entre pais crianças e adolescentes. O diálogo é uma ferramenta poderosa nos relacionamentos e um remédio eficaz. 



Paulo Freire e a Teoria do Construtivismo

Paulo Freire foi um professor e sociólogo que dedicou-se a acabar com o analfabetismo no Brasil, desenvolvendo a Teoria do Construtivismo, no ano de 1.990 a teoria desenvolvida por Paulo Freire passou a integrar o Projeto Pedagógico do Estado de São Paulo, com a criação da LDB a teoria compreende o conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacionais e passa a integrar também as diretrizes nacionais para educação brasileira. 

Um dos principais conceitos desenvolvidos pelo autor foi a necessidade de autonomia do cidadão e do aluno, desta maneira o saber deve ser construído junto com o aluno o professor é um mediador dentro da sala de aula, é necessário formar alunos capazes de compreender e julgar o correto e verdadeiro, desta maneira qualquer obstáculo poderá ser vencido. 

O Construtivismo compreende que dentro de um universo repleto de informação existe um conhecimento prévio do aluno que deseja ser alfabetizado, observando nas classes de alunos carentes o conhecimento de palavras e letras que são observadas em revistas e jornais, a TV torna-se aliada da educação com a transmissão do tele curso 2000. 



Teoria das Inteligências Múltiplas desenvolvida por Howard Gardner

Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas em oposição a teoria que comprova que o saber didático e das ciências são únicos, desta maneira afirma que uma criança que aprende a multiplicar números mais rápido do que a outra não é mais inteligente e sim possui maior capacidade de compreensão matemática, a compreensão matemática por sua vez é uma das inteligências consideradas por Howard Gardner. veja, as teorias identificadas por Gardner: 
  1. Linguística: Domínio de Idiomas;
  2. Musical: Compor, Tocar Instrumento, Ritmo Timbre. 
  3. Espacial: Compreender mundo visual, espaço a sua volta, transformando e modificando coisas. 
  4. Corporal- Cinestésica:Controlar e Oquestrar Movimentos do Corpo.  
  5. Intrapessoal: Entendimento e Compreensão do ponto de vista de diferentes crenças, autocontrole e autonconhecimeto.
  6. Naturalista: Capacidade de Compreender a natureza, plantas, animais, animais de estimação, rochas e fenômenos naturais. Gosto pelo natural e pela natureza. 
  7. Existencial: Características de líderes espirituais, observar e perceber fatos e acontecimentos que não são palpáveis e representativos do sobrenatural.  
Embora tenha classificado as 7 (sete) teorias múltiplas Howard Gardner acredita que o ser humano é dotado de múltiplas inteligências que podem ir além de sua própria classificação, considero a Teoria das Inteligências Múltiplas importante para a atualidade por acreditar que o diálogo com a criança deve promover além de uma educação de qualidade o autoconhecimento para que possa fazer escolhas futuras, em um universo cada vez mais repleto de informação. 


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