Pós-Graduação em Arteterapia e Mandala

 Já faz mais de um ano que não escrevo no portfólio, tenho outros blogs e acabei esquecendo deste que é tão importante, mas além de estar ocupada com novos projetos, eu também ingressei em dois cursos de pós-graduação de psicopedagogia e arteterapia, escrevi dois tcc no formato de curso com vídeo aula também além do conteúdo escrito, um dia devo publicar o curso, a parte escrita do meu TCC eu publiquei no Clube dos Autores, dá pra baixar o conteúdo no formato de e-book. 

Nesta postagem quero compartilhar um pouco do meu TCC de arteterapia, o texto original é do blog de sckrap , achei interessante publicar este conteúdo já que uma das novas ações do Novo Ensino Médio é o "Projeto de Vida " que contempla a orientação vocacional e de carreiras. 


Mandala da Persona 

 Estes dois últimos anos tive a oportunidade de aprender muitas coisas novas relacionadas a arte, e tomei coragem de me matricular no curso de pós-graduação em arteterapia acho que já devo ter dito alguma coisa sobre isso neste blog, então parece que as coisas convergem para confirmação de hipóteses como a importância da orientação vocacional, e outras. 

O curso de arteterapia eu iniciei na metade do ano de 2021, além da possibilidade de trabalhar como arte-educador eu também tinha um projeto em mente que era uma proposta de mandala encontrada em outro curso que eu participei. 

O projeto da Mandala da Persona e Orientação Vocacional acabou sendo muito oportuno para ocasião onde o Novo Ensino Médio deve orientar-se sobre escolhas profissionais o chamado "Projeto de Vida" para isso as escolas devem fazer dinâmicas e rodas de conversas, além do curso de pós-graduação em arteterapia eu também fiz um curso de capacitação em Orientação Vocacional, onde tive a oportunidade de conhecer outras dinâmicas como a "Dinâmica da Estrela" que também pode ser uma sugestão para o trabalho no Novo Ensino Médio e "Projeto de Vida", por estou compartilhando um pouco do meu TCC aqui neste bloguinho já que a Mandala da Persona utilizada em Orientação Vocacional pode ser uma proposta rápida para trabalho em sala de aula onde o objetivo é a Orientação Vocacional e Projeto de Vida. 


Mandala da Persona Utilizada em Orientação Vocacional 

A proposta de mandala da persona pode ser utilizada de diversas maneiras, a minha sugestão é que ela seja utilizada com o objetivo de orientação vocacional, nesta mandala é feito dois círculos (no final deste artigo vou deixar um gráfico para confecção da mandala) no circulo de dentro é colocado o interior da pessoa que faz a mandala, aquilo que ela pensa para si, seus sentimentos e também objetivos profissionais, no circulo de fora é colocado como o mundo a vê ou como a pessoa pensa ser vista por familiares e pelo mercado de trabalho, quais são as orientações dada a ela sobre sua vocação e outras informações do exterior. 

Dentro da sala de aula o professor pode orientar de maneira geral ou particular cada aluno depois da confecção da mandala ou durante o trabalho é feito o awaireness, a mandala da persona é uma proposta de gestalt terapia, onde o objetivo e trazer para a realidade os sonhos ou coisas que estão no inconsciente, desta maneira pode ser traçado objetivos para que o projeto de vida seja concluído. 

Para a confecção da mandala da persona é utilizada a linguagem verbal com escrita de palavras em torno dos círculos, e também o desenho, pode ser utilizada figuras de revistas onde o aluno busca propostas para seu projeto de vida e que devem ser introduzidas no circulo interior e no circulo exterior, também o professor pode disponibilizar canetinhas, lápis de cor e outros materiais para desenho. 


Se quiser saber mais sobre a mandala da persona, eu publiquei o meu trabalho no formato de e-book que pode ser baixado no tablet ou celular por meio da Loja Google ou no Clube dos Autores o valor é de R$14,42 , clique no link para ver o e-book!👇

https://clubedeautores.com.br/livro/mandala-da-persona


Gráfico e Exemplo de Mandala da Persona 

As Linhas Pontilhadas Podem Ser 

Impressas e Utilizadas Para Confecção da Mandala







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e, em breve, terei o prazer de retornar a você!