Aprendendo Sobre Didática

Resolvi fazer o concurso para professor e comecei a ler a bibliográfica necessário, um dos primeiros livros que eu li foi "Didática Teoria e Pesquisa", o objetivo era saber o que é didática? No curso de licenciatura eu tinha uma matéria chamada Didática Teoria e Métodos, lembrei-me também que escrevi o TCC de Letras com o título " Metodologias de Ensino de Inglês em Escolas Públicas do Estado de São Paulo". 

Apesar do título do meu TCC  não fazia nenhuma crítica ao ensino de inglês, era apenas uma reflexão sobre a exigência da LDB de ensino de Inglês a partir do sexto ano, eu refleti sobre minhas observações do estágio e minha experiência enquanto aluna de escola pública também, este TCC teve uma boa nota e então acho que acertei quanto a prática, e passei a imaginar que o método e a didática seria a prática do ensino em sala de aula.



Figura: Lettreing de Autoria Patricia Kelly


Lendo o livro " Didática Teoria e Pesquisa" consegui compreender melhor do que se trata a didática e por que pode ser considerada uma ciência, o livro traz textos de diversos autores que fazem uma reflexão e apresentam pesquisas relacionadas a didática, o que é didática ? Por que ensinar didática, o que ensinar no currículo do ensino superior para o professor em formação, todas estas questões são tratadas no livro. 

A confirmação de que a didática é uma ciência veio por meio da pesquisa na internet, perguntei no google se a didática é uma ciência e recebi a confirmação que a didática é ciência, minha dúvida consistia em distinguir pedagogia, que é a ciência da aprendizagem humana e didática, ambas são ciências que devem ser estudas em dimensões únicas e que ao mesmo tempo podem ser complementarem, mas o livro também me ajudou a compreender algumas outras questões relacionadas a didática. 


Didática Teoria e Pesquisa 

O nome do livro já é bastante sugestivo já que engloba teorias e métodos, mas percebemos que existe também uma certa insatisfação em estudar didática já que futuros professores em cursos de licenciatura do ensino superior questionam a falta de uma matéria que ensine a prática em sala de aula, esta prática em sala de aula deveria ser a didática, principalmente em tempos de pandemia ou com as inovações tecnológicas os futuros professores sentem falta de uma orientação prática, por mais que digam que não existe uma receita de como se dar aula. 

O conteúdo de didática presente em sala de aula na atualidade refere-se as teorias de ensino e aprendizagem que evoluíram até os dias atuais, contando a história das teorias tradicionais, passando pela educação tecnicista, refletindo sobre as práticas de ensino chegamos a conclusão que a melhor prática e teoria é o construtivismo de Paulo Freire, ou educação progressista onde o professor é mediador e principalmente considera diferentes saberes, a aprendizagem não consiste mais em um conjunto sistematizado de técnicas e métodos e sim em contextualização do saber, podemos também dizer que as crianças devem ser motivadas a buscar o saber, behavoristic teory, desta maneira o conteúdo ganha significado e é absorvido. 

Ainda falando sobre o livro "Didática e Pesquisa" um dos autores traz uma pesquisa onde o melhor método para atender as necessidades de aprendizagem de futuros professores foi estabelecer um comparativo entre o estágio realizado e o julgamento do que era didática para cada um dos alunos que compartilharam suas experiências, achei isso um caminho para satisfazer a necessidade de ensino da prática em sala de aula. 

Conclusão

A modernidade trouxe de volta a necessidade de uma prática que ensine técnicas, porém todo o saber da ciência que hoje é a didática ou da prática educativa não pode ser desconsiderado, a informática e o computador deve ser um saber de todos, o acesso deve ser para todos, e desta maneira os futuros professores poderão desenvolver estratégias de ensino e projetos para sala de aula que melhor atendam a comunidade em que estão inseridos. 

Uma outra conclusão é que a "Sala de Aula Invertida" é a melhor maneira de ensinar na atualidade, o que poucos sabem é que a teoria que é base do projeto "Sala de Aula Invertida" é o construtivismo, eu desejo sinceramente a paz mundial [Miss Simpatia, filme]e que a sala de aula invertida seja uma realidade. 

Na sala de Aula Invertida, os alunos utilizam ambientes de aprendizagem virtuais que podem ser consultados a qualquer hora e utilizados para compartilhamento de exercícios, na sala de aula os alunos encontram espaço para discutirem conteúdos que devem ser trabalhados em grupos, fazer pesquisa, no final podem gravar e publicar vídeos ou apresentarem aula para a turma, o diferencial é a discussão e interação em sala de aula e com os professores, na convivência escolar que é muito mais ativa. 

Biblografia: . Didática. 2. Professores - Formação. 3. Livros eletrônicos. I. Marin, Alda Junqueira. II. Pimenta, Selma Garrido. III. Universidade Estadual do Ceará.

Endereço Eletrônico: JunqueiraeMarin Editores. [clique para acessar o conteúdo].






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e, em breve, terei o prazer de retornar a você!