Caminhos Avessos na Escolha Profissional


Posta que criei durante meu TCC 
para atendimento arteterapeutico com lettering e mandalas 


Na minha pós graduação em arteterapia eu apresentei como trabalho de conclusão de curso um TCC em Orientação Vocacional, eu sempre me preocupei muito com a profissão que seguiria e por isso um dos meus desejos era trabalhar com orientação vocacional, na época estudar arteterapia , por isso profissões é um dos meus temas preferidos quando sou redatora, além disso estudar arteterapia me pareceu algo interessante já que os projetos federais falavam de aulas de Projeto de Vida nas escolas, então este poderia ser um tema que eu me sentiria confortável para uma aula também. 

Mas, me preocupei com o que as pessoas iam pensar sobre eu fazer uma pós, já que minha escolha na graduação foi voltada para comunicação e gestão, fiz curso de Publicidade e Propaganda, depois fiz um ano de licenciatura em letras para me tornar professora, diante do atual cenário eu me sentia confortável com o curso que fazia, incluindo atendimento vocacional já que utilizaria um método que era a mandala da persona, mas acho que as pessoas não compreendem muito sobre minha escolha, e penso que profissionalmente posso passar uma imagem de alguém volúvel , posso dizer a meu favor que termino os cursos que inicio. 



Os Cursos de Graduação  Psicologia 


Os cursos de graduação em psicologia no Brasil são muitos, mas apesar disso são poucos os consultórios de psicólogos arteterapeuta e principalmente orientadores vocacionais, os orientadores vocacionais durante muito tempo foram vistos como vilões já que eram realizados testes vocacionais semelhantes ao ENEM, no início profissões relacionadas ao intelecto eram mais valorizadas. 

Com o advento de profissões relacionadas a comunicação e com estudo de Gardner que apontou as inteligências múltiplas década de 70 e 80, a situação começou a mudar e os pais também começaram a aceitar o exercício de outras profissões que não seja aquelas que seus filhos são graduados. 

No Brasil além disso os psicólogos enfrentam desafios profissionais que é a falta de dinheiro da população para pagar o médico, diferenças de classe, muitos psicólogos formados acabam trabalhando com RH ou departamento pessoal,  que são locais onde a empregabilidade para estes profissionais é muito boa. 

Pós graduação relacionada a psicologia 

Então pensando em trabalho eu disse quem se forma em "Recursos Humanos" poderia também abrir um consultório, desde que façam a pós em arteterapia, e isso me fez pensar nas críticas ao curso Tecnológico de Recursos Humanos (2 anos), tão criticado na época que foi aberto já que existiam muitas bolsas para este curso , mas as pessoas questionavam a qualidade. 

Observando  as gerações anteriores percebemos que a evolução do mercado de trabalho em pessoas bem sucedidas geralmente era relacionada a promoção para o setor de "Recursos Humanos" e a busca por dois cursos na universidade o de Psicologia e Psicopedagogia, desta maneira seria uma escolha trabalhar com Recursos Humanos (gestão) ou caso o estudante estivesse focado no trabalho clínico deveria escolher o curso de Psicologia. 

De fato o curso de Recursos Humanos é um curso voltado para gestão, e de fato oferece grande empregabilidade, com a graduação em mãos, existe a opção ainda de uma pós graduação e realização do sonho de ter o seu próprio consultório ou atender em clínica médica. 


Caminhos avessos na realização profissional 

É necessário pensar que na escolha profissional o sonho deve ser considerado, porém existe uma certa idealização do que é ideal, me lembro de uma propaganda de cartão de banco para estudantes onde a menina que ia fazer o vestibular em Marketing se imaginava trabalhando em uma grande empresa em uma reunião com acionistas.

Mas, as coisas as vezes não sai como imaginamos, apesar de gostar de escrever ganho menos do que eu gostaria e não tenho a vida que vislumbrei na época do vestibular, desta maneira a realização profissional deve estar atrelada a vida que se deseja ter e também ao mercado de trabalho. 

Por fim é necessário considerar que dentro do cenário atual um bom profissional deve estar sempre se atualizando, e naturalmente outros objetivos devem ser traçados ao longo da vida, seja de um projeto pessoal que pode ou não estar relacionado ao ganho de dinheiro, seja a continuidade de um sonho de realização profissional. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e, em breve, terei o prazer de retornar a você!