Atlas das Emoções





Estes dias fui ao cinema assistir o filme divertidamente, achei muito interessante a abordagem das emoções e fui procurar na internet se tinha alguma coisa relacionada a psicologia de verdade, e sim tem o psicólogo Paul Ekman foi consultado durante a escrita do roteiro ele desenvolveu o Atlas das Emoções junto com o o líder Tibetana Dalailama. 

E entre uma pesquisa e outra pesquisa também descobri o Atlas das Emoções e esta abordagem sobre os sentimentos humanos me interessou bastante, já que sempre pensei que os sentimentos podem ser um ponto de equilíbrio.

No filme quando um sentimento está descontrolado ele ganha proporções gigantescas, é o caso da ansiedade que acaba aprisionando os outros sentimentos, mas o medo é um sentimento que conheço bem na maioria das pessoas ele age de maneira proporcional , mas também pode agir de maneira desordenada tornando-se fobias. 

Em língua portuguesa chamamos de prudência a ação do medo , desta maneira o medo acontece para que os seres humanos tenham prudência, ao chegar perto de um penhasco sentimos medo da queda, dar um passo para trás é uma maneira prudente de evitar a queda, e é neste sentido que funciona o Atlas das Emoções. 


Atlas das Emoções


O atual atlas das emoções foi criado por Paul Ekman e o líder do Tibete  Dalailama, a teoria desenvolvida por diversos psicólogos identifica que as emoções acontecem para os seres humanos na medida em que recebem estimulo cognitivo que reage no sistema cerebral , isso provoca a emoção em linhas superficiais, a medida que uma emoção acontece o sistema cerebral tende a equilibrar a emoção e manter a razão dos sentidos.  

Podemos dizer que as emoções que crescem de maneira desmedida provocam doenças nos seres humanos é o caso da tristeza, quando esta emoção assume o controle da mente ela impede que outras possam trabalhar, ou como Augusto Cury diria esta emoção impede que outras janelas possam ser abertas. 

Riley de 11 anos é a personagem principal do filme Divertidamente ela joga hokey no gelo , um esporte muito perigoso , quando sente medo de cair e se machucar ela se lembra que é preciso colocar os equipamentos de segurança, joelheiras e capacetes, de maneira prudente os jogadores de hokey sempre utilizam os equipamentos de segurança para não se machucar. 

A ideia de equilíbrio das emoções é uma constatação Tibetana, desta maneira podemos dizer que antigamente, exemplo,  os psicólogos identificavam tristeza imediatamente como uma patologia, depressão. 

Com o entendimento de que as emoções são dotadas de pontos positivos e negativos em equilibrio existe a necessidade de conversar, ao mesmo tempo que pode ser utilizado como forma de tratamento a identificação de uma emoção que está descontrolada, como a ansiedade no caso de Riley. 

As emoções também são utilizadas como traços da personalidade humana, podemos ser mais ou menos ansiosos, mais ou menos tristes, mais ou menos invejosos , mais ou menos medrosos e até mais ou menos nostálgicos.  

Quantas emoções são produzidas pelos sistema cerebral humano

Atualmente o atlas das emoções possui 27 emoções, sendo que 7 emoções são comuns e podem ser identificadas por expressões faciais: 1. Nojo , 2. Medo, 3.Raiva, 4.Surpresa, 5.Alegria, 6. Desprezo, 7. Tédio. 

No filme a boca e cores dos personagens estão de acordo com os estudos do Atlas das Emoções, no personagem inveja que possui uma cor azul piscina a boca ou expressão facial fica muito próxima da surpresa, desta maneira ao nos surpreendermos com algo tendemos a abrir delicadamente a boca. 

Veja, as 27 emoções identificadas pelo Atlas das Emoções: 
  1. Diversão;
  2. Ansiedade; 
  3. Estranhamento;
  4. Desejo;
  5. Excitação;
  6. Temor; 
  7. Medo;
  8. horror; 
  9. Tédio; 
  10. Calma; 
  11. Empatia; 
  12. Dúvida; 
  13. Nojo; 
  14. Encantamento; 
  15. Nostalgia; 
  16. Satisfação; 
  17. Adoração; 
  18. Admiração; 
  19. Apreço Visual; 
  20. Inveja; 
  21. Romance; 
  22. Tristeza; 
  23. Surpresa; 
  24. Simpatia; 
  25. Triunfo; 
  26. Interesse; 
  27. Alegria. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e, em breve, terei o prazer de retornar a você!